Apesar de todos os desafios enfrentados, o empreendedorismo feminino cresce no Brasil. De acordo com os dados do Sebrae, cerca de 10,1 milhões de mulheres estavam à frente de um negócio no país, no final de 2021.

Pensando nisso, a MV ON elaborou esse artigo para mostrar os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras nos últimos tempos. Veja a seguir:

1.° – Múltiplas jornadas 

Mesmo com todas as transformações sociais e culturais dos últimos tempos, o empreendedorismo feminino ainda enfrenta o desafio das múltiplas jornadas. Ou seja, estão à frente de um negócio, mas precisam conciliar com a casa e o cuidado com os filhos.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), as mulheres cumprem uma jornada de trabalho com 10 horas a mais do que os homens. Principalmente, tendo em vista que em muitos lares não ocorre uma divisão de tarefas.

Isso porque ainda persiste a ideia de que os cuidados com os filhos e a casa são responsabilidade da mulher. Desse modo, as mulheres empreendedoras devem se desdobrar para dar conta tanto dos negócios quanto do lar e dos filhos.

2.º – Preconceito para o empreendedorismo feminino

Ainda existe um preconceito quanto ao trabalho feminino e o acesso ao mundo dos negócios. De fato, muitas pessoas questionam a capacidade feminina de gerenciar um empreendimento com eficiência.

O que leva a uma diferenciação de oportunidades, que favorecem os homens em detrimento das mulheres. De fato, isso é confirmado pelo depoimento de uma entrevistada em uma pesquisa qualitativa do Sebrae DELAS

“Já fui em uma reunião de negócios onde tive que levar um funcionário homem. Tive que explicar tudo para ele, que possuía menos qualificação do que eu. Mas o cliente tinha que ouvir a proposta de um homem. Isso é absurdo, mas acontece, acredite”. 

Segundo os dados do Sebrae, no empreendedorismo feminino, as mulheres possuem um nível de escolaridade 16% maior do que o dos homens. Mas, ganham 22% a menos do que os empresários.

3.º – Limitações para assumir o empreendedorismo feminino

Junto da falta de oportunidades, existe também uma certa insegurança das mulheres empreendedoras. Sem dúvida, a falta de apoio dos familiares e amigos e os riscos de iniciar um novo negócio, acabam gerando medo das responsabilidades e de fracassar.

É interessante que do total de empreendimentos femininos no país, 44% nasceram em função da necessidade de gerar uma renda. Ou seja, a necessidade foi o estímulo para vencer a insegurança e o preconceito e enfrentar o desafio de empreender.

4.º – Dificuldades de acesso ao crédito 

É interessante que as mulheres empreendedoras são muito mais adimplentes do que os homens. Segundo uma pesquisa do Sebrae, a taxa de inadimplência feminina é de 3,7% enquanto a masculina é de 4,2%.

Apesar dessa vantagem, o empreendedorismo feminino enfrenta muitas dificuldades para conseguir crédito no mercado, além de pagarem 3,5% a mais de juros do que os homens.

5.º – Falta de um planejamento estratégico 

Certamente, como muitos negócios do empreendedorismo feminino nascem pela necessidade de conseguir uma renda, acabam não tendo um planejamento estratégico. De fato, não conta com nenhum tipo de plano de ação para o crescimento.

O que gera muitas dificuldades para a gestão do negócio no dia a dia, além de dificultar a obtenção de crédito e manter a saúde financeira da empresa. 

Portanto, são muitos os desafios que o empreendedorismo feminino enfrenta. No entanto, as dificuldades estão sendo superadas e as mulheres empreendedoras assumem cada vez mais espaço no mercado. 

Se ficou interessado no assunto, acesse MV ON e conheça as nossas soluções online para otimizar os seus negócios e aumentar a rentabilidade.

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?
Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato. Lembrando que nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h as 18h.