É muito importante ter uma visão geral das exigências e documentos que a contabilidade para comércio tem que lidar de forma que sua empresa esteja alinhada com o Fisco.
Prejuízos indesejáveis estão previsto para a não conformidade legal das exigências e não ter os documentos atualizados aumenta ainda mais o risco de qualquer erro. Por isso, pensando em você empreendedor, separamos algumas informações relevantes e importantes para que você tenha uma visão de algumas ações, documentos e registros que sua empresa precisa. Tudo aqui nesse blog post: Contabilidade para comércio: O que não pode faltar? Então, boa leitura!
Escrituração: comercial e financeira
A contabilidade deve ser feita para registrar vários tipos de relatórios essenciais para o seu negócio. E a escrituração é por onde tudo começa, pois, é lá que vai estar registrada todas as operações financeiras e comerciais da sua empresa. E é por meio de documentos e comprovantes que são lançados esses registros nos livros contábeis.
Ou seja, você precisa saber que toda a atenção para que esses livros contábeis estejam atualizados é vital para a saúde contábil de sua empresa, certo?
Não pode faltar comprovação
Um bom trabalho de contabilidade é medido pela organização. Seu papel é organizar todos os documentos de sua empresa de modo que qualquer ação legal possa ser comprovada. Nesse sentido segue algumas ações que a contabilidade opera:
- Notas fiscais de compra e venda;
- Folhas de pagamentos e os demais documentos previstos dos colaboradores, para efetuar os registros de forma correta ao eSocial;
- Pró-labore;
- Extratos de movimentações bancária;
- Documentos referentes a financiamentos ou empréstimos;
- Documentos expedidos por cartórios ou tabelionatos.
Esses, e outros, documentos são importância vital para o seu negócio já que o Fisco está sempre fiscalizando, e qualquer erro ou deslize, pode acabar em multas altas e outros prejuízos indesejados para sua empresa.
Os livros contábeis: Siga as regras
Via de regra todos os comerciantes, sem exceção, devem possuir um código de contabilidade, esse código é conhecido como Código Comercial Brasileiro. Outra regra exigida é que toda escrituração da empresa siga uma padronização, de forma que os livros contábeis estejam sempre devidamente registrados conforme todos os dados de relevância. Alguns desses livros são:
- Livro caixa;
- Livro diário;
- Livro razão;
- Livro auxiliar ou de contas correntes;
- Registro de duplicatas.
A contabilidade da empresa de comércio deve providenciar todos os livros e registros necessários no momento de apuração de impostos.
Indicadores de desempenho da sua empresa
Sua empresa também vai precisar de indicadores de desempenho. São os chamados demonstrativos, eles são um conjunto de informações sobre sua empresa que mostram os resultados e desempenho em um determinado período de tempo. É a parti daí que você vai conseguir identificar se a empresa teve lucro ou prejuízo no período que você desejar analisar. Olha só quais são os demonstrativos mais importantes:
- Balanço patrimonial;
- Demonstração do resultado do exercício;
- Demonstração das mutações do patrimônio líquido;
- Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
- Notas explicativas;
- Demonstração dos fluxos de caixa;
- Demonstração do valor adicionado.
E caso você tenha um contador ele vai contribuir em muitos outros sentidos também, como:
- Assessoria financeira e contábil;
- Precificação de produtos ou serviços;
- Ponto de equilíbrio;
- Melhores investimentos;
- Entre muitos outros!
Sabendo de tudo isso, agora você pode ter uma visão panorâmica do que é necessário para a sua empresa se manter saudável em termos de contabilidade para comércio, evitando multas e problemas!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira conhecer o nosso trabalho mais afundo segue abaixo o contato da MVON.
A equipe MVON aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online: (41) 99716-0089 / e-mail: contato@mvon.net.br