Certamente, a transição da CLT para o empreendedorismo é um passo importante na vida de qualquer um, sem dúvida, também decisivo. Isso porque significa trocar um emprego com carteira assinada para ter liberdade de conduzir o seu próprio negócio.
Tendo isso em vista, a MV ON elaborou esse artigo com o intuito de explicar como proceder para realizar essa transição de forma assertiva. Além disso, esclarecer a respeito dos primeiros passos para ter um CNPJ para o seu negócio.
Como tratar a transição de CLT para o empreendedorismo?
Saiba que a transição da CLT para o empreendedorismo é uma decisão que gera muitas dúvidas e incertezas. Pois, são muitas questões envolvidas, tanto pessoais quanto financeiras, que precisam de uma avaliação criteriosa e até mesmo na ponta do lápis.
Por um lado, está o desejo de dar um novo rumo na vida profissional, conquistando mais liberdade e flexibilidade de horários. Sem dúvida, melhorando a qualidade de vida e tendo espaço para criar seu próprio projeto de negócio.
Por outro lado, é a incerteza de não saber se vai dar certo o negócio e de onde sairão os recursos para o investimento inicial e para a manutenção financeira pessoal e da família.
Entretanto, é preciso fazer uma avaliação detalhada do negócio que pretende montar, para entender a viabilidade econômico-financeira e a necessidade de recursos. De fato, isso permite ter mais tranquilidade para uma decisão a favor do empreendedorismo.
Como iniciar o seu próprio negócio como empreendedor?
Saiba que para dar o primeiro passo na transição da CLT para o empreendedorismo é necessário desenvolver um estudo do futuro negócio. Desse modo, é interessante elaborar um plano de negócios ou mesmo um planejamento detalhado.
Muitas informações precisam ser mapeadas para realizar uma análise criteriosa do potencial do negócio, tais como:
- Nicho de mercado;
- Público-alvo;
- Concorrência;
- Fornecedores;
- Investimento inicial;
- Estratégia de marketing.
Como tudo isso pode ser novo para você, é interessante contar com a orientação de uma empresa especializada, que te ajudará a desenvolver essas análises com precisão.
Como fazer para ter um CNPJ para o seu negócio?
Em um processo de transição da CLT para o empreendedorismo é importante entender sobre o CNPJ. Assim, saiba que é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ou seja, o registro da empresa junto à Receita Federal.
De fato, esse registro serve para identificar o seu negócio junto a diversas instituições públicas e privadas. Além de permitir a emissão de nota fiscal e o pagamento dos impostos.
Sem dúvida, é o CNPJ que torna a sua empresa legalizada no país. Desse modo, em um CNPJ constam as principais informações que identificam um negócio, tais como:
- Número de inscrição;
- Data de abertura;
- Endereço;
- Natureza jurídica;
- Nome fantasia;
- Razão social;
- Situação cadastral;
- Descrição da atividade econômica;
- Telefone e dados para contato.
Passo a passo para abrir um CNPJ
O passo a passo é composto pelas principais providências a serem tomadas para a abertura de uma empresa e obter o CNPJ.
1.º – Definir o porte da empresa, que pode ser:
- Microempresa (ME);
- Empresa de Pequeno Porte (EPP);
- Média Empresa;
- Grande Empresa.
2.º – Definir a natureza jurídica do negócio, tendo as seguintes opções:
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Empresário Individual (EI);
- Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA),
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).
3.º – Definir a atividade econômica do negócio, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
4.º – Escolher o regime tributário, sendo os seguintes:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Portanto, para fazer a transição da CLT para o empreendedorismo é necessário planejar o negócio para identificar a sua viabilidade. Tendo decidido prosseguir, o próximo passo é realizar todo o procedimento para abertura da empresa e obtenção do CNPJ.
Se ficou interessado no assunto, acesse MV ON e conheça as nossas soluções online para otimizar os seus negócios e aumentar a rentabilidade.