As notícias sobre o aumento da taxa de inadimplência têm sido cada vez mais comuns, os credores ficam preocupados, e os devedores encurralados.
A dívida não vai deixar de existir e se não tomarmos cuidado ela pode sair fora do nosso controle e botar tudo a perder quando o assunto envolve uma empresa ou negócio próprio.
Tendo dito isso, a ideia aproveitar esse momento de preocupação dos credores para conseguir boas negociações das dívidas. Até porque coma retomada da economia a chances de conseguir uma boa negociação de dívidas irá diminuir bastante, então o momento é agora.
Por isso preparamos o blog post: Comece a Negociar Dívidas: Conheça 3 Passos Fundamentais. Boa leitura.
-
Conheça o tamanho e a origem da sua dívida
Comece fazendo listas. É fundamental organizar o seu endividamento. Liste tudo o que você deve em cartões de crédito, empréstimo, financiamento, cheque especial, carnês e boletos. Depois de se recuperar do susto de ver o tamanho da sua dívida, você vai notar que agora está mais palpável para trabalhar com metas mensais, já que você conhece o valor total.
Agora que você tem a visão do total da dívida é importante entender qual é o seu poder de quitação dessa dívida, e isso é possível entendendo qual é o seu orçamento mensal, ou seja, tudo o que entra e sai da sua conta bancária todo mês.
O objetivo é sair das dívidas, certo? Então, é preciso saber o quanto poderá pagar. Sabendo do tamanho da sua dívida e do poder de quitação que você tem por mês, defina um valor limite para negociar e não assuma um compromisso com o qual não possa arcar.
Vamos pegar um exemplo: uma família tem uma dívida de R$ 5.000,00 e só consegue pagar R$ 110,00 por mês. Imagine que ela conseguiu um empréstimo com CET (Custo Efetivo Total) de 1,33% ao mês. Nesse cenário, vai demorar quase 6 anos para quitar a dívida.
-
Esteja ciente que imprevistos acontecem
Nós temos o costume de acreditar sempre no melhor cenário e, por isso, raramente estabelecemos um “plano B” para cobrir os eventuais imprevistos. Gastos com reforma, perda de emprego ou clientes, consertos e manutenção, fechamento do comércio, coisas que costumam aparecer e afetar diretamente no seu orçamento.
Quando planejar o pagamento de dívidas, reserve um valor mensal para cobrir os imprevistos que poderão surgir no meio do caminho. É muito importante ser cauteloso e se previnir de novas dívidas desnecessárias.
- Não aceite o crédito fácil que algumas instituições ofertam com taxas maiores.
- Mantenha a sua planilha financeira sempre atualizada.
- Busque equilibrar as despesas e receitas, cortando os excessos.
- Reserve pelo menos 5% da sua renda mensal para imprevistos, mesmo enquanto quitada a dívida com o credor por meio de novos empréstimos.
- Evite fazer novas dívidas quando entrar dinheiro extra.
- Use dinheiro extra para quitar dívidas atuais.
- Poupe para imprevistos ou junte para comprar à vista.
Com tudo isso organizado e definido, prepare-se para negociar.
-
Defina sua estratégia de negociação
Antes de fazer a negociação com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar. E leve todos os documentos que vão comprovar sua capacidade de pagamento. Faça uma lista de perguntas que você poderá fazer antes de assinar a negociação. Por exemplo:
- Qual será o desconto, em percentual, sobre a dívida total?
- Se pagar à vista, posso ter um desconto maior?
- Se parcelar, quais serão os juros?
- Depois de pagar, em quanto tempo terei minha situação regularizada na Serasa?
- Quando pagar, vou receber uma carta de quitação?
Se restar alguma dúvida, não decida por impulso. Peça para que a proposta de negociação seja feita por escrito. Leve para casa, discuta com pessoas de confiança e volte depois com uma contraproposta. Ou, se houver concordância, volte para assinar o contrato de negociação.
E, aí? Pronto para começar a negociar sua dívida?
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Agora que você já sabe como começar o processo de negociação de dívidas, avalie o seu cenário e caso tenha ficado alguma dúvida ou queira conhecer o nosso trabalho mais a fundo segue abaixo o contato da MVON Contabilidade.
A equipe MVON aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online: (41) 99716-0089 / e-mail: contato@mvon.net.br