As empresas, entre outros tipos de organizações, estão investindo nas novidades tecnológicas para impulsionar seus negócios de forma a torná-los mais lucrativos. No entanto, a transformação digital na contabilidade vai além de uma simples implementação de sistemas digitais e plataformas online.

No mundo da contabilidade a vinda da tecnologia desencadeou uma revolução na estrutura, na estratégia de venda, na cultura dos colaboradores e nos processos como um todo.

A transformação digital na contabilidade é um assunto muito discutido, mas pouco se entende o que realmente requer para alcançar essa transformação e principalmente existem falsos conceitos, que se tornaram populares, do que é a transformação digital. E isso faz com que o conceito transformação caia em descrédito já que “efetivamente” não tem se traduzido em resultados para a empresa.

Aqui vamos mostrar quais são esses 3 mitos que comumente levam as empresas a acreditarem que já são cem por cento digitais, e até se venderem assim, e no final não conseguirem o principal que são os resultados de crescimento. Boa leitura!

 

O mito da adaptação

Com o advento da obrigatoriedade do programa governamental chamado de Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que foi instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, todos os escritórios tiveram que se adaptar ao uso de ferramentas computadorizadas para registrar e gerar relatórios. As bases já são bem conhecidas por quem é da área, confira:

  • Escrituração Fiscal Digital – EFD;
  • Escrituração contábil Digital – ECD;
  • Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e;
  • Escrituração Contábil Fiscal – ECF;
  • e-Social;
  • EFD-Contribuições.

Toda a autenticação, recepção, validação e armazenamento dos livros contábeis se tornaram eletrônicos, transformando completamente a forma de trabalho dos contadores.

Agora, estar adaptado a essa forma digital de registrar informações quer dizer que sua empresa é digital? Sua empresa está lucrando mais porque ela está adaptada a essa forma de trabalhar as informações? Sua empresa está informatizada, e isso não quer dizer que ela seja uma empresa digital, nem tão pouco ágil.

 

O mito da presença online

É evidente que hoje em dia a grande maioria de seus clientes utilizam com frequência as redes sociais, por exemplo; Facebook, Instagram, LinkedIn, Whatsapp entre outros. E bem como também buscam no Google por informações e serviços que encontram em sites e blogs.

Ter uma conta da sua empresa no Facebook e em cada uma das redes sociais da moda que seja, não significa que a sua empresa tem uma presença digital online. Nem tão pouco ter o site da empresa quer dizer que agora a empresa é uma marca online presente.

O grande mito aqui não é o fato de ter uma conta da empresa no Instagram, ou ter um site com um blog. O grande problema é que a maioria das empresas pagam para ter um site, criam suas contas e acreditam que assim como colocar uma fachada nova na frente do escritório vai atrair as pessoas como um imã.

Presença digital se constrói. É um processo contínuo. E feito com estratégia sua empresa consolida três coisas importantes na empresa.

  • Funil de vendas, de onde vem os novos clientes;
  • Relacionamento com cliente e fidelização, que seria o pré-venda e pós-venda;
  • Branding, que é poder de criar o valor da marca.

 

O mito das ferramentas digitais

Contar com o poder de processamento dos computadores para realizar tarefas complexas, contas matemáticas, registrar informações que geram indicadores inteligentes, e não depender de tarefas que sejam feitas à mão pelo contador, tudo isso não significa que sua empresa seja digital só pelo fato de realizar os trabalhos com o uso de computadores.

Estamos no século XXI e me pergunto, será que existe algum escritório ou empresa que não tenham no mínimo um computador para realização de processos? Principalmente levando em consideração que os smartphones são um computador, eu acredito que se existir devem ser pouquíssimas.

As ferramentas são parte importante da transformação digital, mas mais do que isso há uma parte que é essencial para que a transformação possa refletir em resultados significativos. E essa parte está diretamente ligada a cultura dentro da empresa, a cultura de realizar processos e a comunicação de maneira ágil. E ágil aqui não se traduz simplesmente em fazer uma tarefa do mesmo jeito só que mais rápido.

Sem a transformação na cultura dos processos e da comunicação entre as pessoas dentro do escritório, ou empresa, o termo transformação digital não se faria necessário, ao invés disso o termo usado seria digitalização apenas.

 

Conclusão

Um dos principais erros conceituais que líderes de empresas, ou de escritórios de contabilidade, tem ao pensar sobre o tema é resumi-lo a um esforço de TI ou a modernização de alguma área da empresa.

Diferente do que se pensa os primeiros passos para a transformação digital inclui três coisas:

  1. Ajuste na cultura da empresa
  2. Revisão dos processos da empresa
  3. E por fim a adoção de ferramentas digitas juntamente com a construção da presença digital da empresa de uma forma estratégica e ágil

E aí sim o resultado dessa transformação digital toda vai ser mais clientes, e clientes mais fidelizados!

Se isso te interessa considere entrar em contato com nosso time para saber mais sobre nossa consultoria de transformação digital na área de contabilidade.

A equipe MVON aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online: (41) 99716-0089 / e-mail: contato@mvon.net.br

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