Uma dúvida recorrente entre os microempreendedores individuais (MEI) é se precisam emitir nota fiscal. De fato, é preciso conhecer as obrigações dessa categoria para manter o CNPJ regularizado e evitar complicações com o fisco.
Para esclarecer essa dúvida, a MV ON preparou esse artigo explicando a respeito da obrigação do MEI de emitir nota fiscal. Além de mostrar quais os tipos de notas que podem ser emitidas por essa categoria.
Quando o MEI precisa emitir nota fiscal?
Conforme a Resolução CGSN n. 140/2018, em seu artigo 106, o MEI é dispensado de emitir nota fiscal nas operações com o consumidor pessoa física. Se acaso o consumidor solicitar a nota, deve ser emitida conforme consta no Código de Defesa do Consumidor.
Já nas operações realizadas com outras empresas, o MEI tem a responsabilidade de emitir a nota fiscal. Contudo, se o destinatário emitir a nota fiscal de entrada, o microempreendedor fica dispensado dessa obrigação.
Também nas situações em que ocorre uma venda por telefone, internet ou catálogo e o produto precisa ser enviado para o cliente, é necessário emitir a nota fiscal. Independente de ser uma operação com consumidor pessoa física ou pessoa jurídica.
Quais são os tipos de notas fiscais para MEI?
Antes de emitir uma nota fiscal, o MEI precisa saber diferenciar os tipos e finalidades para optar pela mais adequada para o seu negócio. Veja a seguir:
1.º – Nota fiscal como prestador de serviços: NFS-e
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é de competência dos municípios, com a incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS). Para emitir essa nota, o MEI deve ter a inscrição municipal, que deve ser providenciada previamente.
2.º – MEI como loja física ou virtual: NF-e ou NFC-e;
A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é usada no varejo para as vendas efetuadas para o consumidor final. Desse modo, é de competência estadual, com a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Já a Nota Fiscal de Produtos Eletrônica (NF-e) é um dos tipos mais utilizados para a venda de mercadorias, bem como troca, transferência e entrada de produtos. Também é de competência estadual com incidência do ICMS.
Estes dois tipos de notas são validados pela Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ), sendo que é necessário ter a inscrição estadual, que deve ser providenciada previamente.
Como o MEI pode emitir uma nota fiscal?
Para que o MEI possa emitir uma nota fiscal deve seguir alguns passos, assim como providenciar os documentos necessários para realizar a inscrição estadual ou municipal, conforme o seu negócio. Veja o fluxo a seguir do passo a passo:
Assim, fica fácil perceber que para emitir uma nota fiscal MEI é preciso ter a inscrição estadual para operações com produtos e a inscrição municipal para prestação de serviços.
Contudo, o MEI não paga impostos por cada nota fiscal emitida, já que o recolhimento dos tributos é feito unificadamente em uma guia mensal (DAS).
Se ficou interessado no assunto, acesse MV ON e conheça as nossas soluções online para otimizar os seus negócios e aumentar a rentabilidade.
Com toda a certeza, a contabilidade para médicos é essencial para o crescimento do negócio. Já que o sucesso de um empreendimento da área de saúde depende não apenas da qualidade dos serviços prestados. Mas, também de uma gestão financeira assertiva.
Por isso, a MV ON preparou esse artigo para esclarecer sobre a necessidade de contratar uma empresa especializada em contabilidade para os profissionais médicos.
Como funciona a contabilidade para médicos?
Saiba que a contabilidade para médicos é uma ferramenta de gestão estratégica, que gera inúmeros benefícios para os prestadores de serviços de saúde. Isso porque consegue oferecer informações confiáveis e em tempo real sobre a saúde financeira do negócio.
De fato, a contabilidade é uma parte essencial para que os profisatendam a todas as exigências legais, evitando problemas com a fiscalização da Receita Federal. Além disso, é fundamental para assegurar uma economia com o recolhimento de impostos.
Isso porque os serviços contábeis incluem todas as atividades relacionadas com a escrituração contábil e trabalhista, além da movimentação financeira do negócio.
Nesse sentido, todos os relatórios contábeis e financeiros, bem como a gestão tributária e fiscal, são realizados com maior eficiência. Com isso, assegura a conformidade legal da empresa e permite reduzir custos com o recolhimento de impostos.
Certamente, uma das maiores vantagens da contabilidade para a área de saúde, é oferecer informações confiáveis e em tempo real sobre a saúde financeira do negócio. Isso porque ao realizar as atividades com maior eficiência, consegue gerar dados de melhor qualidade.
O que é de extrema importância para a gestão financeira, como também para a elaboração do planejamento fiscal e tributário. Visto que o papel da contabilidade é atender as especificidades da área de saúde e oferecer suporte para a tomada de decisão estratégica.
Quais os serviços são realizados por uma contabilidade para médicos?
A contabilidade para médicos realiza todos os serviços relacionados com a escrituração contábil e movimentação financeira da empresa. Além de oferecer suporte para a tomada de decisão estratégica com informações confiáveis e em tempo real. Veja a seguir:
1.º – Definição do regime tributário adequado para os médicos
Para a definição do regime tributário, é necessário ter em vista que o médico pode atuar como profissional autônomo (PF) ou como profissional pessoa jurídica (PJ). Nesse sentido, a empresa especializada efetua os cálculos para identificar a alternativa mais adequada.
No caso do médico atuar como PJ, será necessário analisar qual o enquadramento tributário oferece maiores benefícios. Já que são três regimes a serem considerados nessa análise: o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
2.º – Elaboração do Planejamento Tributário
Saiba que o planejamento tributário tem uma grande importância para obter economia com a redução de impostos, em conformidade legal. Ou seja, dentro do que estabelece a lei. Além disso, assegura o cumprimento de todas as taxas e obrigações fiscais.
Portanto, a contabilidade para médicos gera inúmeros benefícios, que asseguram a saúde financeira do negócio, além de apoiar a tomada de decisão com informações estratégicas. Se ficou interessado no assunto, acesse MV ON e conheça as nossas soluções online para otimizar os seus negócios e aumentar a rentabilidade.
Olá Podemos ajudá-lo? Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato. Lembrando que nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h as 18h.
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele.Sim concordo!Política de privacidade