Como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio?
Nos últimos tempos, uma boa gestão financeira do seu negócio é uma necessidade para a sobrevivência da empresa. Isso porque empregar os recursos financeiros de forma assertiva é uma forma de aumentar a produtividade e alavancar o crescimento da empresa.
Por isso, a MV ON elaborou esse artigo com o intuito de explicar como fazer uma gestão financeira eficiente, que promova a expansão das atividades. Além, é claro, de garantir a saúde financeira da empresa.
O que é uma boa gestão financeira do seu negócio?
Saiba que uma boa gestão financeira do seu negócio deve ser entendida como o meio mais assertivo para aumentar a lucratividade e alavancar o crescimento da empresa. De fato, significa pensar em como as atividades financeiras devem ser administradas.
Nesse sentido, implica na adoção de processos, métodos e ações específicas, visando analisar, planejar e controlar as operações financeiras da empresa. Já que ações estratégias geram uma melhor aplicação dos recursos e evitam desperdícios.
Com toda a certeza, se uma empresa negligencia a gestão dos recursos financeiros tende a perder a sua capacidade de gerar resultados e a impedir a sua expansão. Logo, um bom gerenciamento da área financeira é um pré-requisito para o sucesso organizacional.
Principalmente, em cenários de crises e dificuldades econômicas, o gerenciamento adequado das finanças permite que a empresa mantenha a saúde financeira do negócio.
Quais ações devem ser priorizadas para uma gestão financeira eficiente na sua empresa?
Mais do que falar em uma boa gestão financeira do seu negócio, é essencial adotar as ações estratégicas que levem a esse propósito. Pois, é preciso combinar diferentes ações para obter resultados significativos. Veja a seguir:
1. Delimitar as diretrizes da área de finanças com objetividade e transparência, além de informar esses princípios aos colaboradores da empresa;
2. Definir os passos que a empresa precisa adotar para reestruturar a gestão financeira, tendo em vista um horizonte temporal de curto, médio e longo prazo;
3. Estabelecer a base do gerenciamento do negócio, partindo da ideia de que é preferível gastar menos e receber mais;
4. Dar preferência para ações pontuais e assertivas, que oferecem muito mais chances de alcançar os objetivos estabelecidos;
5. Criar mecanismos para vencer dificuldades financeiras, como a criação de uma reserva de emergência.
Dicas para uma boa gestão financeira do seu negócio
Certamente, para implementar uma boa gestão financeira do seu negócio, é essencial adotar práticas para aumentar a produtividade e tornar as operações mais eficientes. Em seguida, veja as dicas para uma gestão financeira assertiva:
1 Desenvolver um planejamento financeiro estratégico, começando com um mapeamento da situação atual das finanças da empresa;
2. Estabelecer objetivos e metas a serem alcançados para solucionar os problemas e otimizar as rotinas financeiras;
3. Elaborar um plano para controlar os gastos e evitar desperdícios, tendo em vista o melhor gerenciamento dos recursos e o monitoramento do fluxo de caixa;
4. Definir indicadores para avaliar o nível de produtividade das atividades financeiras, bem como medir os resultados obtidos.
Portanto, uma boa gestão financeira do seu negócio depende de ações estratégicas para desenvolver um gerenciamento eficiente das rotinas financeiras. Assim como otimizar os processos e melhorar a lucratividade da empresa.Se ficou interessado no assunto, acesse MV ON e conheça as nossas soluções online para otimizar os seus negócios e aumentar a rentabilidade