
Qual a importância e os benefícios de uma holding familiar?
Diferentemente do formato empresarial, voltado para pessoas jurídicas, a holding familiar atende pessoas físicas, sendo de vital importância para a preservação do seu patrimônio.
Assim sendo, pessoas comuns têm a chance de preservar seu patrimônio familiar, já que seus imóveis, empresas e valores imobiliários não mais ficam em seu nome, mas sim, administrados pela holding.
Continue conosco a leitura deste post e veja como essa estrutura pode te ajudar!
Holding familiar: o que é e qual a sua importância?
Como já foi dito, a holding familiar é uma medida que busca assegurar o controle efetivo do patrimônio constituído por membros de uma mesma família.
Dessa forma, as futuras gerações podem desfrutar do patrimônio, construído com esforço pelos membros da sua família.
É preciso destacar ainda que durante o processo de inventário, seja necessário colocar à venda parte dos bens patrimoniais, a fim de realizar o pagamento dos tributos.
Essa tributação se refere à transposição dos direitos dos herdeiros, uma vez que a carga tributária e demais custos atingem cerca de 25% da herança.
Agora que você já sabe o quanto é importante delegar os cuidados com o seu patrimônio a uma holding familiar, conheça algumas vantagens que essa decisão pode te proporcionar.
1. Melhora do controle patrimonial
Sem dúvida, a principal vantagem dessa ferramenta é melhor o controle administrativo do patrimônio da família.
Ou seja, a partir do momento que adota essa medida, seus bens passam a ser geridos por uma PJ-Pessoa Jurídica, que pode ser de uma sociedade simples, empresária ou anônima.
Outra possibilidade que otimiza ainda mais esse aspecto é que pode ser contratada um profissional para a administração, que não precisa ser um dos sócios.
E que ficará responsável por defender os interesses dos portadores dos bens.
2. Facilitar o planejamento sucessório
Provavelmente você conhece alguém que passou por longos e desgastantes processos de divisão de herança.
Esse tipo de transtorno é evitado com a holding familiar, uma vez que as regras são ditadas pelo Direito da Família e suas aplicações às pessoas físicas.
3. Reduzir os custos
De maneira geral, a holding familiar reduz de maneira significativa os custos associados à administração e manutenção dos bens.
Como consequência da diminuição de cobranças de tributos, fica mais fácil combater a dilapidação do patrimônio, mas sim aumentar a sua proteção.
Como montar sua holding familiar?
O primeiro passo é ter um vasto conhecimento em diferentes áreas do direito, como: o da família, de sucessões e o tributário.
Embora não exista uma única maneira de criar uma holding familiar, o levantamento de alguns critérios deve ser feito antes da sua constituição, como:
- Família;
- Possíveis dívidas que existem;
- Existência de conflitos e interesses entre os familiares;
- Processos judiciais;
- Regime de casamento dos sócios, entre outros dados.
Conclusão
Além dos que foram citados neste post, a holding familiar contribui para benefícios como o aumento da eficiência tributária, blindagem patrimonial e composição personalizada.
Mas para que todas essas vantagens sejam percebidas, é imprescindível que esse sistema seja criado e administrado por uma empresa com experiência nesse segmento.
A MV ON pode te ajudar em todos os detalhes se você quer ter uma Holding Familiar.