Legalizar uma empresa: Como fazer?

A Legalização de Empresas é algo que deve ser comentado com muita clareza, para diminuir os mitos que assustam muitos empreendedores.

Muitos comerciantes e até prestadores de serviços ainda trabalham na informalidade, por acreditarem que não declarar para Receita Federal é algo mais econômico e vantajoso para quem está começando. Mas não é assim que funciona.

Você irá pagar impostos, mas há também vários benefícios e a garantia dos direitos como empresário.

Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o processo de como legalizar uma empresa, incluindo como funciona e o que é preciso fazer para legalizar seu negócio!

 

Legalizar empresa, o que é?

Legalizar empresa é um passo a passo que precisam ser cumpridos para regularizar a situação de uma empresa.

Com isso o governo e a Receita Federal terão um controle maior sobre as empresas que são abertas no Brasil, os impostos que devem ser pagos e a garantia da integridade na prestação de serviços ou comercialização de produtos. Protegendo o consumidor para não ser lesado e que a qualidade do seu trabalho não seja duvidosa.

A legalização de empresas pode variar de acordo o ramo e a região, já que pode ser que precise de alvarás e permissões de órgãos como o Inmetro, Vigilância Sanitária e outros.

 

Por que é necessário legalizar uma empresa?

Trabalhar na informalidade parece algo interessante para quem deseja economizar, mas não é aconselhável.

A legalização é necessária para garantir que a empresa siga os procedimentos adequados para o funcionamento, tanto na legislação quanto à higiene e qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos, protegendo o empresário e também o consumidor, evitando multas e permitindo a emissão de notas fiscais.

Quando a sua empresa não é legalizada, você não poderá emitir notas fiscais e, com isso, poderá perder várias oportunidades de negócios, principalmente se for um prestador de serviços ou fornecedor para outras empresas, algo que normalmente exige a emissão de NF.

 

Como legalizar uma empresa?

Aparentemente é um processo simples, depende das exigências de cada região e do segmento que você atua. O ideal é que tenha ao lado um contador durante todo o processo de legalização.

Na maior parte dos casos, o processo é conduzido da seguinte forma:

  • elaboração do contrato social ou estatuto;
  • definição da CNAE;
  • obtenção do CNPJ perante a Receita Federal;
  • registro na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas;
  • inscrição estadual;
  • obtenção do alvará de localização e funcionamento;
  • registro no INSS.

Será preciso obter algumas outras licenças de órgãos reguladores, como a vigilância sanitária, licenças de saúde, ambientais e outras, que variam de acordo com o seu tipo de negócio, conforme já mencionado.

Conclusão

Trabalhar com sua empresa legalizada vai evitar dores de cabeça para você e para o seu negócio.

Além da preocupação com o consumidor entregando um serviço ou produto de qualidade com transparência e dentro das leis.

Caso queira um auxílio para realizar este processo de legalização da sua empresa ou outros serviços, convidamos você para conhecer o nosso trabalho e o que podemos oferecer para garantir a administração contábil do seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Segue abaixo o contato da MVON Contabilidade.

A equipe MVON aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online:

(41) 99716-0089 / e-mail: contato@mvon.net.br

Nota Fiscal: Por que devo emitir?

A nota fiscal é um documento muito importante principalmente para quem tem um negócio. É um diferencial entre empresas profissionais.

É ela que comprova a realização de uma venda ou prestação de serviços, além de ser utilizada para o recolhimento de impostos.

Exatamente por ser tão importante que gera muitas dúvidas para quem está pensando em se tornar MEI. Como por exemplo: Nota fiscal: Por que devo emitir? Como fazer para emitir? É muito complicado a emissão? Preciso pagar impostos na emissão da nota?

Fique tranquilo nesse post vamos explicar o motivo da sua empresa emitir este documento, apesar de parecer difícil com o avanço da tecnologia, a emissão de nota fiscal eletrônica tornou-se um procedimento simples, barato e rápido.

 

Quais empresas precisam emitir Notas Fiscais?

O microempreendedor individual não precisa emitir nota fiscal para pessoa física, apenas se o cliente desejar. Mas a emissão da nota para empresas e órgãos públicos é obrigatório.

Para todas as empresas que que possuem CNPJ válido, como Limitada, Sociedade Anônima, Microempresa e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, a emissão de NF é obrigatória

 

Quais as vantagens de emitir Notas Fiscais?

A emissão da nota fiscal eletrônica contribui não só para manter a empresa em dia com os órgãos reguladores, mas também na hora de apurar os registros e movimentações financeiras. Através dos registros automáticos via sistema de gestão é possível acessar os gastos e lucros da empresa, o que contribui no processo contábil.

Se sua empresa emite notas passa mais segurança e confiança para seus clientes, e tem a oportunidade de vender para grandes empresas. Ou seja, mais chances de fazer seu negócio crescer.

 

Qual o procedimento?

Primeiro passo é procurar orientação na Secretaria da Fazenda ou do Município para solicitar a autorização de impressão da nota fiscal, pois o procedimento pode variar de acordo com a cidade ou estado.

Em relação aos custos, o regime MEI não precisa pagar impostos pela emissão da nota.

 

Quais os Riscos para empresa que não emitir Nota Fiscal?

Como a emissão é obrigatória e exigida pelos órgãos de legislação, não emitir o documento é sinal de sonegação de impostos e pode gerar multas punitivas, processos e prejuízos graves para o seu negócio perdendo a credibilidade.

 

Conclusão:

Emitir Nota Fiscal é um ato de zelo com a gestão financeira da empresa. Permite melhor controle dos tributos, além de ser uma prática que resguarda a empresa de descumprir a lei e sua empresa será bem vista pelos seus clientes.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!

Agora você já sabe da importância de emitir Notas Fiscais. Caso queira um auxílio para realizar estas atividades te convidamos a conhecer o nosso trabalho e o que podemos oferecer para garantir a administração contábil do seu negócio.

Segue abaixo o contato da MVON Contabilidade.

A equipe MVON aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online: (41) 99716-0089 / e-mail: contato@mvon.net.br

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?
Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato. Lembrando que nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h as 18h.