por Conteúdo | jun 23, 2021 | Contabilidade
Para que as pequenas empresas se mantenham competitivas no mercado, saber fazer boas negociações é fundamental. Assim, o empreendedor consegue o que precisa com melhores condições e, como consequência, pode oferecer produtos e serviços de forma mais atrativa para o consumidor final.
Com isso em mente preparamos esse blog post sobre técnica para negociar com fornecedores: 7 dicas essenciais para uma negociação mais simples e bem-sucedida. Boa leitura!
-
Tenha mais de uma opção
Uma negociação sempre fica mais difícil quando você não tem um plano B. Lembre-se: se você fica nas mãos de um fornecedor, precisa aceitar suas condições, ainda que não sejam tão interessantes para o seu negócio.
-
Conheça seus limites financeiros
Antes de negociar, você precisa saber quanto pode pagar pelo que procura, os prazos e condições que estão dentro dos seus planos. Tudo isso deve estar muito claro na sua cabeça e será importante para orientar o diálogo.
-
Invista em relacionamento
Construir um relacionamento com base em confiança é essencial para fazer bons negócios. Se o fornecedor se sente mais confortável com você, ficará mais flexível em relação às suas propostas. Com certeza, todo mundo sai ganhando.
-
Defina o seu objetivo
O que é mais interessante para você: conseguir desconto no valor ou conseguir um prazo maior de pagamento? É muito importante isso estar bem definido antes de começar a negociação. Assim, o seu contato com o fornecedor será mais assertivo e você terá maiores chances de conseguir o que deseja.
-
Reúna informações do fornecedor
Quanto mais você conhece os seus fornecedores, melhor. Com as informações certas, fica mais fácil descobrir em quais situações e sob quais condições eles costumam negociar, o que é muito positivo para você. Acione a sua rede de contatos. Um deles pode fornecer dados que irão te ajudar.
Além disso, pesquise sobre a reputação das empresas em diferentes meios. Na internet, avaliações costumam estar disponíveis para o público e podem conter informações preciosas.
-
Atenção à postura
Na busca por fornecedores, muitos empresários ficam apreensivos, o que é totalmente aceitável. O que você não pode é deixar que o outro perceba qualquer sinal de nervosismo e ansiedade. Isso passa insegurança e, com certeza, pode te impedir de conseguir fechar um negócio mais interessante.
-
Priorize pagamentos à vista
Muitos fornecedores dizem não cobrar taxas sobre vendas a prazo, mas sempre conseguem um desconto interessante quando o pagamento é feito à vista. Aliás, com todo o dinheiro na mão, as suas propostas parecem mais interessantes ao olhar do fornecedor, que se sente mais seguro. Ou seja, expor que as suas finanças são robustas e organizada vai te dar mais poder de negociação, porque isso gera confiança de que os pagamentos serão efetivos e seguros. E às vezes essa confiança é tudo que um fornecedor precisa para negociar um bom desconto.
Normalmente, pedir crédito para esse tipo de operação não é uma boa opção, já que as taxas de juros bancários costumam ser maiores que os descontos que você pode conseguir. Nesses casos, antecipar recebíveis pode ser uma opção interessante, tanto para conseguir estoque imediato quanto para reforçar o volume de mercadorias.
Conclusão
Em tempos de inflação, alta nos preços de commodities e insumos, é muito importante rever os planos B e C de fornecedores alternativos e melhor ainda negociar com o seu atual fornecedor para manter um bom relacionamento de confiança e bom negócio para todos. Afinal, um bom negócio tem que ser bom para todo mundo!
E, aí? Pronto para começar a negociar com fornecedores?
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Agora que você já sabe como começar o processo de negociação, avalie o seu cenário e caso tenha ficado alguma dúvida ou queira conhecer o nosso trabalho mais afundo segue abaixo o contato da MVON Contabilidade.
A equipe MVON aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online: (41) 99716-0089 / e-mail: contato@mvon.net.br
por Conteúdo | jun 9, 2021 | Contabilidade
A contabilidade no mundo dos negócios é uma parte vital da empresa e que a mantém organizada, dentro das leis e garante a sustentabilidade e crescimento seguro.
Nesse cenário o contador é uma peça fundamental para que as coisas possam fluir transparente e com exatidão, não é à toa que é uma posição de confiança dentro de uma empresa. Então é muito importante na contratação de um contador tem algumas perguntas em mente.
Por isso nós preparamos esse blog post com as 10 perguntas chave que devem ser feitas assim que você contratar um contador ou uma contabilidade para cuidar da sua empresa. Algumas perguntas podem não se encaixar no seu cenário, mas a maioria vai ser importante fundamental. Boa leitura!
-
Quais são as leis que envolvem o imóvel da minha empresa?
Empresas de reciclagem, lavanderia, marmoraria e outras, precisam estar adequadas às leis ambientais. Já, escolas, clínicas, bares, danceterias, restaurantes e empresas que recebam algum público, necessitam de agendamento no corpo de bombeiros para a liberação do alvará de funcionamento na prefeitura e também alvará da vigilância sanitária.
Para cada tipo de empresa há uma legislação diferente. Elas variam de estado ou região. Consulte o seu contador sobre estas questões burocráticas para se preparar diante de algumas exigências.
-
Quais são as minhas obrigações a partir da contratação de funcionários?
Ao admitir um funcionário você deverá solicitar a carteira de trabalho para registro, e Previdência Social. O contador também deverá informar-lhe sobre suas obrigações para com os funcionários contratados. Há leis específicas para funcionários contratados temporariamente, funcionárias grávidas, ou doentes. Funcionários com família devem receber o “salário família”, que apresenta um ajuste um pouco superior ao salário mínimo. O certificado militar também deverá ser solicitado.
-
Quais documentos são exigidos para registrar a minha empresa?
Para registrar a marca da empresa alguns documentos do empresário deverão ser solicitados como, certidão de nascimento ou RG, CPF, cartão PIS, declaração de dependentes para abatimento do imposto de renda, comprovante de residência, e outros se necessário.
-
Como o contador me auxilia na avaliação da rotina contábil?
Com a praticidade e a disponibilidade cada vez maior de softwares de controle para empresas, é certo que muitos empresários dispensem os contadores de executar esta função, mas já que essa avaliação é exigida pelo pelos órgãos administrativos, convém solicitar, também, uma avaliação profissional para que a empresa não saia dos trilhos. E contar com um contador pode garantir a normalidade.
Esta avaliação lista as atividades rotineiras da empresa como, compra, venda, mercadoria em estoque e outros, para manter a empresa sob controle.
-
O que é esperado de mim na declaração de Imposto de Renda?
A declaração do Imposto de Renda do empresário e sócios pode ser feita pelo contador da empresa. Ele saberá como tomar as providências para o processo.
-
O contador pode realizar o levantamento de balancetes da minha empresa?
O levantamento de balancetes pode ser realizado pelo contador da empresa para facilitar a observação do empresário sobre o bom andamento da empresa. Desta forma se torna mais fácil e prático tomar decisões de compra, venda ou outras decisões estratégicas.
-
O que preciso saber sobre os Encargos Financeiros?
Os encargos financeiros estão implicados nas taxas de juros, faturas de cartão de crédito e atraso do pagamento de um empréstimo, por exemplo. A desatenção na contratação de serviços financeiros trazer muita dor de cabeça na saúde financeira da empresa.
O acompanhamento de um contador também serve para contabilizar dados dedutíveis do Imposto de Renda e da Contribuição sobre o Lucro.
-
Como posso contribuir para o contador?
Para que o contador possa realizar seu trabalho, você deve fornecer-lhe informações sobre tudo o que acontece na sua empresa, como, notas fiscais emitidas aos clientes, gastos, e organização do fluxo de caixa (entrada e saída).
O contador deve ser de sua extrema confiança, mas de vez em quando pode haver desentendimentos por conta de atrasos no pagamento de alguns impostos, para evitar este e outros problemas convém organizar e anotar, por exemplo, os prazos para o pagamento, valores para o cálculo dos impostos e percentual correto. A comunicação é extremamente importante no bom relacionamento.
Conclusão
É sempre bom levantar outras perguntas que surgirem no decorrer dos trabalhos, porque no final a comunicação entre empresário e contador é o segredo para manter a saúde da empresa e os documentos em dia para ninguém ser surpreendido com notícias ruins.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe!
Agora que você já sabe como construir um bom relacionamento com a contabilidade da sua empresa, avalie o seu cenário e caso tenha ficado alguma dúvida ou queira conhecer o nosso trabalho mais a fundo segue abaixo o contato da MVON Contabilidade.
A equipe MVON aguarda o seu contato, fazemos a sua contabilidade online: (41) 99716-0089 / e-mail: contato@mvon.net.br