Afinal, MEI precisa ou não de contador?

Hoje o número de cinco milhões de MEIs é celebrado como uma marca histórica de formalização de empreendedores e negócios. E possivelmente você é um desses empreendedores que desfruta dos benefícios de ser MEI. Mas possivelmente também você tenha algumas dúvidas sobre como cuidar da contabilidade, certo? Então, continue lendo esse blog para saber se você precisa ou não de contador.

O que é microempreendedor Individual – MEI?


É um profissional autônomo com suas atividades legalizadas que pode ter, no máximo, um funcionário, não pode ter sócios e a receita bruta anual não pode exceder R$ 81.000,00.

Precisa ou não de contador?

A lei não obriga o MEI a contratar o serviço de contabilidade para nenhuma ação burocrática e nem para a manutenção das contas, tributos ou declarações.
Porém, nem tudo é mar de flores! O MEI não é obrigado a ter um contador, mas, a modalidade MEI, também tem, sim, obrigações para cumprir. Por exemplo, todo ano, MEI precisa fazer a declaração MEI de seu faturamento. E além disso, é importante lembrar que é requerido que essa modalidade emita notas fiscais eletrônicas para pessoas jurídicas. Confira as informações abaixo do Portal do Empreendedor.
“O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

O MEI não tem a obrigação de emitir a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, mesmo se realizar vendas interestaduais, exceto se desejar e por opção. (§ 1º do artigo 106, da Resolução CGSN nº 140, de 2018).”
Resumindo, o MEI não é obrigado a ter contador mas precisa cumprir com suas obrigações legais. Não vamos esquecer que o Microempreendedor individual tem a obrigação de pagar a contribuição mensal, o DAS.

Então por que existe contabilidade para MEI?

Apesar de saber que o Microempreendedor Individual não precisa contratar um serviço de contabilidade, este deve manter o controle das notas de compra de mercadorias, documentos do funcionário contratado, caso tenha, e do comprovante das notas fiscais que emitir. Ou seja, o MEI tem a responsabilidade de fazer a contabilidade básica do seu negócio.
Então essa necessidade de organização é exigida do MEI para que ele não ocorra de receber multas ou de ter seu CNPJ desativado. Por isso é importante manter o controle, e se necessário terceirizar a contabilidade para um contador.

O que é Relatório Mensal das Receitas Brutas?

É uma forma de garantir a organização “mês a mês” de todo o faturamento, de forma a facilitar que o MEI junte todos os documentos ao relatório com as notas fiscais de compras e de serviços, assim como as notas fiscais que forem emitidas. Nossa recomendação é que você crie pastas para arquivar cada mês e caixa para arquivar cada ano, assim você vai garantir a organização para fácil acesso de toda a sua documentação.

No Portal do empreendedor você encontra um modelo de relatório: Modelo do Relatório Mensal de Receitas Brutas.

O que é Declaração Anual Simplificada?

O MEI deve fazer a declaração anual do faturamento a cada ano referente ao ano anterior. É simplesmente comprar tudo que você ganhou, gastou pela empresa e emitiu de notas fiscais.

No Portal do empreendedor você também encontra: Declaração Anual do Simples Nacional – DASN-SIMEI.

Atrasou o pagamento mensal, e agora?

Em caso de atraso do pagamento na data correta, haverá cobrança de juros e multa. Para efetuar o pagamento em atraso você deve gerar novo DAS relativo ao mês em atraso, e esse automaticamente virá com os acréscimos dos juros e multa.

Conclusão

O MEI não precisa de contador, porém isso não impede que você contratar um contador caso tenha a necessidade. O importante é manter tudo documentado, arquivado e organizado para não ter problemas no futuro!

Contabilidade com armazenamento em nuvem

Armazenar dados em nuvem pode parecer estranho em um primeiro momento e despertar diversas dúvidas sobre seu funcionamento. Mas para resumir e facilitar a compreensão, armazenamento em nuvem é a tecnologia que possibilita usuários e empresas armazenar, manter e acessar dados em servidores disponíveis na web.

Funciona como um serviço pelo qual computadores ou dispositivos móveis podem enviar ou acessar informações, basta estar conectado à internet.

Google Drive, iCloud e OneDrive são alguns exemplos de armazenamento em nuvem conhecidos por terem alta disponibilidade, ou seja, funcionamento ininterrupto, sem apresentar problemas técnicos que possam causar perda de dados.

Mas como a contabilidade online utiliza o armazenamento em nuvem?

É simples, ao atuar com a contabilidade totalmente online, todos os dados e processos que serão feitos ao longo dos trabalhos especializados, ficarão armazenados em nuvem para facilitar e agilizar qualquer processo necessário. Estando disponíveis para o acesso de quem estiver acompanhando a contabilidade da empresa.

Na MV On são utilizadas as seguintes plataformas: Conta Azul (facilitadora de gestão e controle financeiro), Arquivei (automatização de processos contábeis), Sistema Sage (automatização de monitoramento e gestão personalizável dos processos financeiros) e Google Drive (armazenamento e organização de dados online).

O armazenamento em nuvem contribui para facilitar os trabalhos, conseguindo ampliar o entendimento sobre a contabilidade, neste caso, para todos que se envolvam nessa área, fornecendo melhores e mais seguras formas de organizar dados importantes. Há também a organização visual das informações para apresentar em possíveis planejamentos e projeções.

Vantagens de trabalhar com armazenamento em nuvem

Custo reduzido e menos dispositivos de armazenamento: Com espaços amplamente abertos na internet, não é necessário acumular inúmeros HDs externos que podem ser perdidos, ou ainda, corrompidos, levando a perda total de dados que estejam contidos naquele dispositivo.  O pagamento pelo uso das plataformas dependerá do fluxo de dados e informações, mas os valores não são exorbitantes e muitas delas contam até com serviços gratuitos.

Garantia para não perder dados: Com o armazenamento em nuvem é possível contar com garantias de servidores que oferecem planos de recuperação de dados ou a duplicação de informações que evitam completamente a perda de dados.

Mobilidade: Manter dados em nuvens possibilita o acesso em qualquer horário e de qualquer dispositivo, seja celular ou computadores. Conectado a internet, não é necessário sair de casa para ter acesso a dados importantes da sua empresa. Este benefício é fundamental para quem trabalha com agilidade e otimização.

Colaboração: Se for necessário, é possível que mais de uma pessoa possa ter acesso aos dados e informações mantidas em nuvem. Em uma empresa, por exemplo, todos os responsáveis que precisam ter o acesso aos dados do setor financeiro, conseguem visualizá-los sem maiores dificuldades.

 

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?
Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato. Lembrando que nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h as 18h.