por Conteúdo | ago 16, 2019 | Contabilidade
De acordo com a PEGN, a modalidade de empresas de prestação de serviços é uma das que mais crescem e possuem boas perspectivas de melhora no atual mercado nacional.
Um estudo realizado pelo SEBRAE apontou os setores que teriam o melhor desempenho a partir de 2019, e segundo as tendências e a recuperação do PIB brasileiro, foi detectado que o setor de prestação de serviços, dentre muitos, é um dos melhores para o Brasil.
Portanto, hoje, você saberá qual é o caminho necessário para abrir uma empresa de prestação de serviços.
Vamos lá?!
Ponto 1 para a abertura de empresa de prestação de serviços: definição de nome empresarial
Toda empresa, precisa de um nome comercial. Sendo assim, é preciso definir o nome do empreendimento, no entanto, o nome que você talvez tenha sonhado em dar para sua empresa, pode já ter dono e estar sendo usado. Visto isso, antes de “bater o martelo”, é preciso consultar a disponibilidade na Junta Comercial de seu Estado e constatar se o nome em questão pode ou não ser usado.
Ponto 2 para abertura de empresa de prestação de serviços: Regime Tributário
O sistema brasileiro para formalização de empresas possui 3 tipos de regimes e algumas naturezas jurídicas que definem o formato de sociedade e de atuação. Por isso, se torna imprescindível, contar com o apoio de uma contabilidade para empresas de prestação de serviços, de modo a evitar erros.
Cada regime e cada natureza jurídica possui uma finalidade, regras, leis, direitos e, consequentemente, alíquotas para aplicação de arrecadação de impostos, por isso, é necessário que, antes de abrir uma empresa prestadora de serviços, você tenha condições de ter tudo isso muito bem definido por um especialista “escolhido a dedo” e preparado para identificar os melhores caminhos ao seu negócio, pois qualquer erro, poderá fazer com que você pague muito mais caro!
Ponto 3 para abertura de empresa de prestação de serviços: Elaboração do contrato social
O contrato social, é outro documento de vital importância para seu negócio. No caso de haver sócios em sua empresa de prestação de serviços, é preciso fazer a elaboração deste contrato.
Mas qual é a utilidade deste documento?
A utilidade é, justamente, definir atribuições, valores, remunerações, dentre outras responsabilidades dos sócios, dentro da empresa.
O contrato social precisa ser registrado nos órgãos competentes, contendo dessa forma, todos os dados da empresa, como data de criação, nome, e outros aspectos de suma importância para que sua empresa esteja de acordo com as especificações legais.
Demais necessidades para uma empresa de prestação de serviços
Dentre as muitas especificidades já citadas acima, há ainda outras necessidades, como emissão do CNPJ, alvarás, como o de funcionamento, por exemplo, além, é claro, do desenvolvimento do plano de negócio.
Sem o plano de negócios, é o mesmo que dizer que você estará em mar aberto e em fúria, sem o mais importante, o colete salva-vidas!
Portanto, com um plano de negócios para empresas de prestação de serviço, você tem condições de seguir etapas imprescindíveis, te ajudando a entender melhor e atuar da maneira certa, com base em dados como:
- Público-alvo;
- Mercado;
- Equipe de colaboradores;
- Departamento financeiro;
- Recursos;
- Plano de marketing da empresa; dentre outros.
Agora que você já sabe por onde começar, precisa ter um contador especializado em empresas de prestação de serviço e nós estamos aqui para te ajudar no que for necessário e nossa meta é fazer você prosperar!
Fonte: Abrir Empresa Simples
por Conteúdo | ago 9, 2019 | Contabilidade
Os consumidores de seus produtos ou serviços, não precisam continuar comprando de você e não precisam dizer a seus amigos qual é o tamanho da sua empresa. Mas se você se esforçar para ganhar a lealdade deles, é exatamente o que eles farão. E este é o grande segredo para você alcançar o objetivo de retenção de clientes que tanto almeja.
[Um dos maiores desafios para qualquer tipo de empresa é a retenção de clientes.] É de conhecimento de todos que conseguir novos clientes custa muito mais do que manter os que já fazem negócios com você.
Portanto, incorporar esses oito ingredientes a uma estratégia completa para fidelizar seus clientes, produzirá resultados impressionantes de retenção de clientes para o negócio.
Vamos lá?!
1 – Seja Confiável
Confiabilidade surge do acompanhamento e execução consistentes. Padronize os serviços e a qualidade de seus produtos. O McDonald’s caracteriza a confiabilidade da qualidade de seus produtos (se não o serviço) em sua padronização. Nós todos sabemos que podemos ir a um McDonald’s em qualquer lugar do mundo e ter a certeza de consumirmos o mesmo Big Mac e batatas fritas que consumimos em qualquer cidade do Brasil.
[A confiabilidade gera negócios recorrentes.]
Torne-se o McDonald’s do seu mercado, garantindo aos clientes que sempre que fizerem negócios com você, receberão o mesmo alto padrão de qualidade, tanto em atendimento quando em produtos ou serviços.
A credibilidade é reforçada quando você faz exatamente o que diz que irá fazer – o tempo todo. Evite manter qualquer situação oculta. Seus clientes entendem a necessidade de lucrar, por isso não tente sugerir que você está no negócio apenas por diversão. Forneça um valor claro e lembre seus clientes desse valor. Se eles perceberem o real valor do que você faz ou fornece, serão sempre leais à você.
3 – Para aumentar seu índice de retenção de clientes, seja responsável
Compartilhe o senso de urgência de seu cliente. Forneça aos clientes acesso fácil às informações de que necessitam, como agendamentos de entrega, rastreamento de remessas etc. Use a Internet para isso, se possível (as pessoas esperam esse acesso). Mas aprenda a lição que as melhores empresas de comércio eletrônico estão começando a aprender: dê aos seus clientes a oportunidade de conversarem com pessoas reais em caso de problemas.
Tenha uma estratégia agressiva de recuperação de clientes. Certifique-se de que todos os seus funcionários reconheçam o valor de cada cliente. Ensine-os a recuperar clientes potencialmente perdidos, mesmo que o custo de curto prazo pareça alto. Capacite o funcionário a tomar boas decisões à luz das necessidades do cliente, não apenas da empresa.
4 – Demonstre empatia
Avalie e perceba as emoções do cliente e procure espelhá-las. Se o cliente parecer ansioso, tranquilize-o. Se um cliente estiver entusiasmado com o produto, compartilhe essa empolgação por meio de comentários, voz e outras mensagens não verbais. Use seus próprios “trejeitos” para reforçar sentimentos.
Entenda as preferências sensoriais para informações visuais, auditivas e cinestésicas. Ouça as palavras-chave e use essas dicas para estabelecer um relacionamento. Se um cliente indicar uma preferência visual, mostre a ele informações visuais; se uma preferência auditiva, deixá-los ouvir informação; se uma preferência cinestésica, dar-lhes oportunidade de sentir o produto ou serviço.
5 – Contrate bons funcionários
Selecione funcionários de primeira linha (muito bem preparados) com base em inteligência emocional, não apenas em habilidades. Contrate personalidades otimistas e boas atitudes. Em seguida, ensine-os sobre as habilidades técnicas necessárias referente a seus produtos ou serviços.
Roube bons funcionários de outras empresas. Se você receber um serviço excepcional de alguém, considere-o para um cargo em sua empresa. Construa um arquivo de tais candidatos. Entre em contato com candidatos em potencial, não espere apenas que eles se inscrevam para uma vaga em seu empreendimento.
6 – Treine seus funcionários constantemente
Tenha um processo de treinamento interno constante. Isso não precisa ser um treinamento formal em sala de aula, mas deve ser construído em torno de um conjunto de habilidades essenciais para o sucesso da sua empresa. Envolva os funcionários na melhoria de seus currículos. Pergunte sobre o que eles gostariam de saber mais e encontre fontes de treinamento nessas áreas.
7 – Crie um sentimento de pertencimento em seus colaboradores
Lembre-se de que seus colaboradores são clientes internos e que ganhar sua lealdade é importante. Convide-os a participar dos esforços de desenvolvimento de estratégias e melhoria da qualidade. Use suas habilidades. Envolva-os nas decisões organizacionais.
Mantenha seus funcionários bem informados. Confie neles com dados informativos importantes. Não censure os “fatos da empresa” para eles. Trate-os como participantes inteligentes do empreendimento da empresa. Seus funcionários tratarão os clientes da maneira como você os trata. Tenha uma parceria respeitosa com todos.
8 – Facilite a vida de seus clientes
Procure fatores internos que dificultam as fases do processo para o cliente e resolva, de modo a facilitar a vida dele. Trabalhe para reduzir a burocracia para o cliente (especialmente atividades repetitivas). Simplifique continuamente o processo para o cliente. Considere as alternativas de contato, engajamento e entrega. Peça feedback sobre o que é útil ou não é produtivo.
Conclusão
A aplicação desses oito segredos criará uma maior retenção de clientes. E a retenção de clientes oferece maiores oportunidades de lucratividade para o seu negócio.
Continue acompanhando os artigos de nosso blog e compartilhe-os nas redes sociais. Seus amigos irão te agradecer por compartilhar conteúdo de qualidade!
Desejamos sucesso e fortuna a você na gestão de seus negócios. E, se precisar de uma assessoria contábil para manter sua empresa em total conformidade, e mais, apoiá-lo em seu crescimento empresarial, conte conosco. Podemos ajudá-lo!
por Conteúdo | ago 2, 2019 | Contabilidade
“Qual a importância da contabilidade para uma empresa?”
Acreditamos que muitos empreendedores, quando pensam em abrir uma empresa e se deparam com a seguinte afirmação – Você precisa contratar um contador! – se fazem esta pergunta: qual a importância da contabilidade para uma empresa?
Talvez, você que está lendo este artigo agora, tenha essa mesma dúvida em sua mente!
Pensando nisso, resolvemos elaborar então, esse artigo para que você possa saber qual a real importância da contabilidade para uma empresa, e assim, tenha total certeza de que o contador é um parceiro indispensável para empresas que desejam alcançar o sucesso no mundo dos negócios.
A princípio, é importante esclarecermos uma questão fundamental sobre a importância da contabilidade para uma empresa:
Um contador experiente não cuidará apenas da área fiscal e contábil do seu empreendimento, mas baseado em dados precisos, irá apoiá-lo nas tomadas de decisões que influenciarão diretamente no CRESCIMENTO DE SUA EMPRESA.
Então, sem mais delongas, vamos esclarecer logo a questão:
Por que a contabilidade é tão importante para os negócios?
A contabilidade é importante para os negócios como uma maneira de documentar todas as movimentações financeiras de uma empresa, proporcionando então, que todos os envolvidos com a direção da mesma, aprendam com os números.
Sua empresa precisa de contabilidade básica, por exemplo, para declarar seu faturamento, além de apurar e gerar suas guias de impostos a serem recolhidos junto ao fisco.
Mas, não é só isso… as demonstrações contábeis também fornecem informações valiosas sobre as operações financeiras, mostrando assim, tendências e oportunidades que podem ajudar a tornar sua empresa mais lucrativa.
Os órgãos fiscais exigem que você mantenha registros de seu faturamento e operações dentro de um padrão definido por eles, de modo a gerar rastreabilidade sobre todas as suas receitas e despesas. Mas, se você tiver a motivação e o interesse, a parceria com uma empresa de assessoria contábil poderá levar seus processos contábeis a um nível totalmente diferente, onde você poderá usá-los então, para criar um negócio mais inteligente e financeiramente viável.
Previsão de lucros
Não tem como prever o lucro da empresa por adivinhação, pois isso colocaria os gestores em grande risco de tomarem decisões completamente erradas para aquele momento.
Todas as decisões financeiras da empresa precisam ser baseadas por dados reais e fidedignos.
Sendo assim, quando você tem ao seu dispor dados gerados pela contabilidade gerencial, você consegue assim, ter uma previsão real dos lucros que seu negócio terá em determinado período do ano, por exemplo.
Com isso você pode planejar mais assertivamente os gastos e até mesmo analisar se é o momento de investir ou “apertar o cinto”.
Preparação para lidar com imprevistos
Outro objetivo da contabilidade para sua empresa é que ela te ajuda a saber quanto deve manter de capital de giro reserva para imprevistos que fazem parte do dia a dia como, por exemplo, gastos com um equipamento, um cliente que não paga na data acordada, um pagamento antecipado a ser feito ao fornecedor, etc.
Assim, a contabilidade torna-se uma poderosa ferramenta para a gestão dos seus negócios.
Planejamento de despesas
Empresários de sucesso podem, conseguem e devem analisar dados contábeis para planejar as despesas da empresa, mitigando ao máximo qualquer possibilidade de erro.
Por exemplo, ao fazer uma análise de desempenho contábil referente ao ano anterior, você identifica períodos em que os gastos foram maiores, seja por conta da folha de pagamento, formação de estoque, pagamento de tributos ou outro motivo.
De posse desses dados, é mais assertivo planejar as despesas de modo a não comprometer o capital de giro da sua empresa ou ficar com pouco dinheiro em caixa.
Entendeu?
Além de tudo isso, a importância da contabilidade para uma empresa se reflete em outros aspectos do negócio, tais como:
- Redução ao máximo dos custos;
- Planejamento tributário;
- Manutenção de um controle de fluxo de caixa eficiente;
- Análises tributárias precisas ao longo do exercício fiscal;
- Monitoramento e manutenção da saúde financeira do negócio, e muito mais.
Se você – como gestor/empresário de uma empresa de sucesso – reconhecer a importância da contabilidade para sua empresa e contratar uma assessoria contábil eficiente como parceira de negócios, de modo a que a contabilidade de sua empresa esteja sempre em dia, isso pode ajudar muito a aumentar a eficiência, a lucratividade e a resiliência do seu empreendimento.
Garantimos que, para pequenas e médias empresas, essa pode ser a diferença entre, sobreviver e prosperar no mundo dos negócios.
Se quiser saber mais sobre a importância da contabilidade para uma empresa, podemos te ajudar!
Entre em contato.
Estamos esperando por você… Até Breve!
Fonte: Abrir um Negócio Lucrativo